Translation

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Sempre Um Papo Recebe Fernando Molica na Capital Mineira


Jornalista debate com a plateia e assina
sua obra - Foto: Divulgação
O Sempre Um Papo recebe o jornalista e escritor Fernando Molica para o debate o lançamento do livro “Uma Selfie com Lenin” (Record). O romance pode ser lido como um carta de despedida, de amor ou de desculpas. Mas é preciso ir até o final para que se descubra por que o protagonista escreve para a ex-namorada. Molica conta a trajetória conflitante de um jornalista que vê seus ideais de juventude serem corroídos pelo galopante avanço de uma estrutura política baseada na corrupção. 

Diante da ruína de suas convicções, o personagem narra com humor, e certa dose de melancolia, a história de sua vida profissional e dos rumos que trilhou. O livro faz, assim, um balanço das experiências compartilhadas pelo casal, que se misturam à história política recente do nosso país, marcada por escândalos de corrupção e pelas grandes manifestações que, nos meses anteriores à Copa do Mundo de 2014, levaram milhões de pessoas às ruas. O evento será no dia 19 de setembro, terça-feira, às 19h30, no auditório da Cemig, com entrada gratuita.

“Uma Selfie com Lenin”

Sozinho em pleno voo, enquanto viaja entre dois continentes, um jornalista carioca se ocupa de escrever uma carta. A destinatária é Eloísa, ex-namorada e ex-chefe, poderosa assessora política. Enquanto desbrava a personalidade e a trajetória da mulher, o protagonista de “Uma Selfie com Lenin” passa em revista a própria jornada, desde que era um repórter mal remunerado até se converter em redator a serviço de políticos de caráter duvidoso. 

Na missiva, há espaço ainda para ecos de notícias do Brasil, como as manifestações de 2013 e 2014 e o desencanto com o projeto de esquerda para o país. Com um viés ao mesmo tempo melancólico e irônico, Fernando Molica desvela conflitos éticos e dilemas que marcam a rotina contemporânea, elaborando uma crítica perturbadora de nossa sociedade — da política ao amor. Redige uma trama ágil e original, que tem como ponto de partida a história de um romance turbulento e de uma decisão inusitada: desaparecer. Com isso, também apresenta um saboroso tratado sobre poder e injustiça, memória e esquecimento, desejo e perplexidade.

Fernando Molica é autor dos romances “Notícias do Mirandão”, “O Ponto da Partida” e “O Inventário de Julio Reis”, “Bandeira Negra, Amor” e o infanto-juvenil “O Misterioso Craque da Vila Belmira”. Tem livros publicados na Alemanha. Lançou também o livro-reportagem “O Homem que Morreu Três Vezes”, que recebeu menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog. Jornalista, assina uma coluna diária no jornal O Dia.

Sempre Um Papo com Fernando Molica 
Dia 19 de setembro, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita
Local: Auditorio da Cemig - Rua Alvarenga Peixoto, 1200, Santo Agostinho - BH/MG
Informações: www.sempreumpapo.com.br / 31 32611501 

Nenhum comentário:

Postar um comentário