Translation

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Academia Mineira de Letras Realiza Palestra em Homenagem a Lispector

Luciana Pimenta  debate sobre a obra de
Clarice - .Foto: Divulgação
No dia 21 de setembro, às 17h, a Academia Mineira de Letras promove a palestra“Desconstrução e fluidez na literatura de Clarice Lispector”, com a professora e poeta Luciana Pimenta, em homenagem aos quarenta anos de falecimento da escritora. 

O evento faz parte do programa Universidade Livre - Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,5 mil médicos cooperados e colaboradores e copatrocínio CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

Tomando como marco central o livro “Água Viva”, considerado um dos livros mais densos da obra de Clarice Lispector, a palestrante pretende mostrar como a escrita desse texto realiza as noções de desconstrução e fluidez que perpassam toda a obra da escritora. A leitura proposta por Luciana Pimenta alia seu olhar filosófico à sua vivência poética, como leitora e escritora, sugerindo uma interpretação poético-desconstrutora para a compreensão desta obra lançada em 1973.

Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista naturalizada brasileira, reconhecida como uma das mais importantes responsáveis pela literatura do século XX. Nasceu em 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, na Ucrânia e faleceu em 9 de dezembro de 1977, de câncer, aos 56 anos, no Rio de Janeiro.

Cresceu em Recife, mas sua família se estabilizou no Rio de Janeiro. Na capital carioca, Clarice se formou em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mas demonstrou maior interesse pelo meio literário, logo se consagrando como tradutora, romancista, jornalista, contista e ensaísta. Tornou-se uma das figuras mais influentes da literatura brasileira e do modernismo.

Suas princpais obras são: “Perto do coração selvagem”, “Laços de família”, “A hora da estrela”, “Um sopro de vida”, “A maçã no escuro, “Água viva”, entre outros romances, além de contos, crônicas, ensaios e obras infantis.

Sobre a conferencista:
Luciana Pimenta é bacharel em Filosofia pela UFMG (1998) e em Direito, pela PUC/MG (1998), Mestre em Filosofia Social e Política, pela UFMG (2002) e Doutora em Direito, pela PUC/MG (2008). Professora de Filosofia do Direito e Hermenêutica e Argumentação Jurídica, na PUC/MG e Teoria do Direito, na pós-graduação do IEC – PUC/MG, é também coordenadora de pesquisa no curso de Direito da PUC Contagem.

Líder do grupo de pesquisa Direito e Literatura: um olhar para as questões humanas e sociais a partir da Literatura, aborda em sua pesquisa atual o Direito e Literatura - o poder de tudo dizer como aliado de uma visão crítico-desconstrutiva no exame da posição da mulher, no mundo contemporâneo. Luciana é coordenadora do projeto Direito e Literatura, desenvolvido no curso de Direito da PUC Minas e coordenadora do projeto Direitos Humanos e Cidadania: um projeto em construção a partir da prática de leitura. 

Palestra “Desconstrução e fluidez na literatura de Clarice Lispector”, com Luciana Pimenta
Data: 21 de setembro
Horário: 17h
Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 - Lourdes - BH/MG).
Entrada gratuita. academiamineiradeletras.org.br

Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH foi criado em 2003 com a missão de conduzir o Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH. Os projetos desenvolvidos têm na saúde sua área prioritária, mas mantêm interface com outros campos por meio de cinco linhas de ação: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário